Arte: O movimento Lowbrow

Ultimamente, tenho cada vez mais me apaixonado pelo mundo das artes – e consequentemente, cada vez mais pensando em adquirir mais quadros (tenho só um no meu quarto – do Flashbackcrew!). A gente (ou eu, rere) consome moda toda hora, estamos sempre vendo novidades nas últimas fast fashions e nas marcas de varejo brasileiras, mas estética – e moda (!) – não se limitam só a este segmento. Aquela ilustração fantástica faz, sim, toda a diferença: quem vive/trabalha com isso sabe bem do que estou falando 😉 Não tem nada melhor do que chegar em casa, deitar na cama e ver _aquela_ pintura que combina totalmente com você e com seu lifestyle.

Eu sempre tive uma quedinha por ilustras de meninas com traços delicados, um ar levemente retrô e completamente fantasioso – seja mais para o lado “dark” da força ou mais menininha mesmo. Pesquisando, descobri que a maioria dos pintores e ilustradores que havia me apaixonado faziam parte do lowbrow: um movimento arte popular criado no final dos anos 70 nos EUA, inspirado no grafitti, outras formas estéticas de rua e no pop art (beijo, Andy Warhol!). Mais tarde, no começo dos anos 2000, ilustradores como Mark Ryden e Camille Rose Garcia começaram a mudar o movimento adicionando elementos góticos e kitsch aos seus quadros – e quase sempre traços infantis estranhamente encantadores, criando o sub movimento surrealista pop art.

Image

O movimento se expandiu e para noooooossa alegria, vários ilustradores super talentosos começaram a fazer artí. Dá só uma conferida no trabalho da Audrey Kawasaki, Kris Lewis, Tran Nguyen, Stella Im Hultberg, Tara Mcpherson e Tom Bagshaw:

Image
Audrey Kawasaki e sua arte com toques orientais e traços delicadíssimos
Image
Kris Lewis e seus retratos realistas com pitadas góticas
Image
Tran Nguyen ama colocar meninas enormes invadindo cidades
Image
Stella Im Hutberg
Image
Corações furados de Tara Mcpherson
Image
“Lullaby” de Tom Bagshaw

PS: Desculpem a falta de postagens do Penteadeira 😦 ! Fim de período + férias cagam todo o meu ritmo aqui. 2014 com certeza uma das minhas promessas vai ser mais constante aqui, haha! (juro)

Leave a Reply

